terça-feira, 11 de agosto de 2009

CABEÇA DE LISTA À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ALVITO


JOSÉ MANUEL CARVALHO PENEDO MARTINS EFIGÉNIO
- 33 Anos
- Casado
- 3º ano da Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas
- Bancário
- Actual membro da Assembleia de Freguesia de Alvito









DISCURSO DE APRESENTAÇÃO:

Boa tarde a todos!
Gostaria de agradecer a vossa presença, em especial aos grupos corais, pela disponibilidade que sempre têm manifestado em participar independentemente, da razão ou motivo invocados.
Quero saudar os candidatos das outras listas concorrentes à assembleia de freguesia de Alvito: o Dr. António João Valério e o meu amigo, Edgar Baleizão, muito obrigado por se disponibilizarem, em nome de Alvito. É de pessoas assim que a nossa terra e as nossas gentes, precisam!
A razão de estar aqui
Porque estou aqui?

Estou aqui porque fui convidado para encabeçar a lista à assembleia de freguesia de Alvito, pelo partido socialista. Confesso que não foi fácil a minha decisão, mas quando pensamos que podemos fazer mais e melhor, a história muda de figura. Não estou aqui para defender os interesses de partidos políticos, neste caso concreto, do PS, mas sim, para defender os interesses da população de Alvito, em tudo aquilo que estiver ao meu alcance. Assumo que defenderei os interesses dos idosos, sector que merece uma atenção especial, porque, muitas vezes são esquecidos assim como as crianças (estas que serão o futuro e é nelas que devemos fazer o maior investimento). Estes serão certamente os sectores prioritários!
Todos sabemos que os partidos políticos são necessários para uma saudável democracia, no entanto, é importante salientar que esta não se resume apenas aos partidos políticos; tivemos esse exemplo há 4 anos!
Nunca se esqueçam que quem escolhe os governantes do nosso país, do nosso concelho, e da nossa freguesia, somos nós, cidadãos, por isso, temos o dever de ir às urnas, nem que seja como sinal de protesto!
Em relação a mim
Penso que toda a gente me conhece: sou de Alvito, tenho 33 anos, casado com dois filhos, trabalhei 9 anos no agrupamento de escolas de Alvito e actualmente trabalho numa instituição bancária neste concelho.
Tenho defeitos/qualidades como toda a gente, não sou perfeito, mas como alvitense, digo-vos sinceramente que gosto muito da minha terra! Pretendo morar nela, e nela criar os meus filhos!
Relativamente à minha candidatura
Tenho um grupo de trabalho, alvitenses de gema, capazes e completamente disponíveis, para fazer de Alvito uma terra muito melhor.
Milagres não vão haver, mas procuraremos melhorar!
Não quero para já, entrar em pormenores do programa eleitoral, mas posso-vos dizer que, continuaremos a assumir, os compromissos já contraídos; apoiaremos as associações, escolas, banda filarmónica, grupos corais, idosos, etc…
Com uma melhor gestão dos recursos, procurarei regulamentar todos estes apoios para que nenhuma instituição se sinta lesada. Porém, digo-vos com franqueza, não é difícil fazer melhor, aliás, é muito fácil fazer melhor!
Como sabem, sou há 4 anos, membro da assembleia de freguesia de Alvito. Já fui acusado de ser destabilizador e problemático. Contra estes argumentos totalmente infundados refiro o seguinte:
Tenho o dever de criticar o que considero mal feito, fazer críticas, que considero construtivas e de dar os parabéns pelo que foi bem feito. Já tive, inclusivamente, a oportunidade de dar os parabéns, ao actual presidente da junta de Alvito, por alguns actos de boa gestão (por ex., o “Animar a Praça”, com apenas 6000 euros em 2 meses). Caso vença, procurarei dar continuidade a este trabalho, mas com algumas melhorias.
Em relação à actual gestão da junta de freguesia de Alvito, (porque a gestão de uma Junta de Freguesia não se resume ao evento “Animar a Praça”), tenho uma palavra a dizer! O investimento dos últimos 4 anos, cingiu-se apenas à compra de uma carrinha de e de um painel luminoso… Poder-se-ia ter feito muito mais, acreditem.
Com bons projectos e em parceria com a CMA poderemos trazer para as freguesias muitas verbas, pois há tanto aspecto que se pode melhorar!
Procurarei ser interventivo com vista a melhorar e facilitar a gestão da Novalvito (2ª maior entidade empregadora do concelho), trabalharei em parceria com a Câmara Municipal de Alvito, independentemente da cor política, para que consigamos fazer deste concelho, um concelho muito melhor!
Campanha eleitoral
Espero que a próxima campanha para as autárquicas, decorra de forma ordeira, organizada, séria, esclarecedora, motivadora e com boas propostas em prol do concelho de Alvito, o concelho de todos nós!
Acredito que os próximos tempos serão vividos de forma intensa mas sobretudo, com respeito e dignidade, qualidades inatas a todos os membros candidatos à assembleia de Freguesia de Alvito.
Já temos tempo suficiente de democracia, já temos experiência suficiente para deliberarmos em consciência.
Em relação aos candidatos de outras listas do PS
Relativamente ao Vicente Maurício, tenho muito a dizer; conheço-o há muitos anos, foi meu professor na Universidade, e adquiri uma estima pessoal muito elevada. É uma pessoa séria, trabalhadora, honesta e muito determinada.
Conheço a Alexandra há pouco tempo, no entanto, atendendo ao seu invejável currículo, transparece ser uma pessoa muito competente, perfil que se pretende para um possível presidente de um órgão como é a Assembleia Municipal.
Por último, mas não menos importante, o recandidato à Junta de Freguesia de VNB, Joaquim António, saliento a sua seriedade e experiência; o seu trabalho foi demonstrado no último mandato, vocês poderão fazer melhor que ninguém, essa avaliação.
Para terminar:
Ouçam bem as propostas que vão surgir, avaliem a competência de cada equipa e depois decidam em consciência pois as eleições não são um jogo entre o Benfica e o Sporting. As eleições são muito mais do que isso, as responsabilidades não acabam no dia do jogo, trata-se sim, do princípio de um grande campeonato!
Para terminar vou deixar-vos uma frase que costumo usar muitas vezes:
“Ninguém é perfeito, não somos ninguém, então, somos todos perfeitos!”
Muito obrigado pela vossa atenção!”