terça-feira, 16 de junho de 2009

Reunião com a COOPERATIVA DE ENSINO DO CONCELHO DE ALVITO

Continuando as nossas reuniões com Entidades, Instituições e Associações do concelho, hoje, 16/06/2009, foi dia de reunirmos com a CECA. Ao fim da tarde após uma reunião interna, dois elementos do Concelho Directivo, na circunstância a Dr.ª Francisca Mendes Pinto Maceta e a Dr.ª Maria do Anjo Carvalho, tiveram a amabilidade de nos receber, para além das horas normais de trabalho, facto que agradecemos e relevamos.
As duas responsáveis informaram-nos com toda a clareza a situação real da escola, desde o tipo de ensino ali ministrado, a redução que se tem verificado no número de alunos ao longo dos anos, bem como um quadro com o número actual de alunos do concelho, nos vários níveis de ensino, desde o Jardim de Infância (dos 3 aos 6 anos), até os 1.º, 2,º e 3.ºs ciclos (do 1º. a 9.º ano de escolaridade) e os números apresentados são efectivamente preocupantes, no que se refere á sustentabilidade do ensino no concelho.
Por outro lado, veio à colação a problemática da nova Escola Básica Integrada do Concelho de Alvito, cujo protocolo foi assinado recentemente pela Câmara Municipal de Alvito, e cujas obras estão previstas iniciarem-se a breve trecho. Constatou-se da conversa, que este, era um tema com uma grande abrangência que consegue envolver em simultâneo, alunos, professores, pais e encarregados de educação, eventualmente por razões de diferente ordem, ou não, mas constata-se que há uma envolvência muito grande em torno de todo este processo, pela população do concelho de Alvito.
Abordámos de forma genérica algumas apreensões que existem, na própria escola e na comunidade em geral, sobre o desenrolar do processo no curto e médio prazo, no que se refere aos alunos, e as eventuais movimentações. A própria situação futura dos professores, não está, nesta altura devidamente clarificada, por parte da Direcção Regional de Educação, e consequentemente do respectivo Ministério da Educação, numa altura em que está a decorrer o concurso geral de professores que vai ter a duração de 4 anos, e naturalmente, onde não aparece ainda a nova escola, tudo isto como é evidente consubstancia uma natural preocupação aos vários agentes envolvidos.
O actual executivo, uma vez que a Câmara também é cooperante, está a acompanhar de perto todo este processo, no sentido de tentar evitar ou minimizar eventuais consequências para todos os envolvidos.
Falámos de outros assuntos dentro do mesmo âmbito, educação e ensino.
No final, solicitámos que tirassem connosco uma fotografia, ao que acederam, apenas e só apenas para constar no nosso “blog”, como diário das reuniões realizadas, que teve como primeiro e último objectivo, auscultar a Escola, na pessoa do seu Conselho Directivo, sobre as suas, eventuais apreensões e preocupações, atendendo à situação conjuntural que se está a passar actualmente no concelho de Alvito, ao nível do ensino, das quais tomámos boa nota.
Resta-nos reiterar os n/agradecimentos por nos terem recebido e a forma como o fizeram. O nosso muito obrigado.